segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Que tal curtir a preguiça estudando?



As férias escolares estão apenas começando para um grande número de alunos das escolas públicas. Férias é sinônimo de diversão e muita curtição e é, também, momento de colocar em dia alguns temas recorrentes no Enem.

Nossa dica de hoje vai para as questões raciais. Prepare a pipoca, chame os amigos que estudarão com você e que enfrentarão o Enem 2017 e assista uma produção do cinema brasileiro que vai levá-lo(a) ao Brasil das relações raciais: Vida de menina.

Vida de Menina", filme inspirado no diário de Helena Morley que retrata as Minas Gerais do final do século XX e a relação entre brancos e escravos.

"Pouco após a abolição da escravatura e a proclamação da república no Brasil, Helena Morley começa a escrever seu diário, que revela seu universo e um país adolescente como a menina. Nesse momento da vida Helena é magra, desengonçada e sardenta, além de se achar feia. Não é boa aluna nem comportada como sua irmã Luizinha, tendo o apelido de "Tempestade". Mas Helena, como nenhuma outra garota de Diamantina, escreve. É neste diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias. Procurando com sofreguidão não perder uma infantil alegria de viver, e reinventando o mundo à sua maneira, Helena Morley é o diamante mais raro de Diamantina". 

Fica a dica.


Nenhum comentário: