segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Pessoas com câncer rebem apoio de Associação



Anualmente são registrados um número significativos de pessoas com câncer em Campo Maior. Elas enfrentam, além do sofrimento da doença, uma série de dificuldades para a realização do tratamento.

Embora a rede pública de saúde faça o tratamento, muitas pessoas ainda não tem conhecimento da mesma, dificultando o diagnóstico e tratamento. A Aracam – Associação de Recuperação e Apoio às Pessoas Portadoras de Câncer do Município de Campo Maior, com menos de um ano de funcionamento vem prestando suporte considerável a mais de 77 pessoas. Do acolhimento, acompanhamento e assistência aos familiares de pacientes com câncer, a associação tem o objetivo de esclarecer à sociedade da necessidade de se ajudar a essas pessoas.

No intuito de melhorar os serviços prestados, a Aracam até o final da primeira quinzena de março inaugurará sua nova sede, como forma de facilitar a vida das pessoas que precisam de algum tipo de ajuda para enfrentar os desafios do câncer.

Para o presidente da entidade, Gerson Luís, “é lamentável sabermos que muitas pessoas não tem o menor conhecimento sobre a doença e quais os direitos que lhes assistem. A Aracam tem justamente essa função: ajudar aos que precisam, quer com o acolhimento, ou o encaminhamento de exames, até a ajuda em alimentação e fraldas”, pontuou o presidente.

Gerson Luís informou também que algumas parcerias estão sendo firmadas para melhorar o atendimento. “Eu mesmo sou um paciente que luto contra um câncer de pele e sei do sofrimento da própria doença e da necessidade que temos de que as pessoas nos ajudem”, disse ele. Dentro das parcerias, Gerson Luís destacou o Ministério Público de Campo Maior e  de alguns médicos da cidade que são voluntários da Aracam.


Nos próximos dois meses a Aracam desenvolverá duas campanhas importantes para o funcionamento da mesma: o voluntariado, como forma de treinar pessoas para o acolhimento e acompanhamento desses pacientes e o da colaboração financeira.

Nenhum comentário: