domingo, 26 de março de 2017

MISSÃO GRAMADO - MEMÓRIAS I


Fiquei muito feliz e estou agradecido ao Dr. Hélder Eugênio pela oportunidade de integrar a primeira turma da "Missão Gramado", cujo objetivo é fazer com que possamos refletir o quanto é possível e viável o turismo em Campo Maior. A ideia do "Gênio das Soluções" não tem nada de impossível, ela simplesmente nos faz ver o quanto temos de potencial, faltando-nos, apenas, inserir a ideia em nosso cotidiano. 

Nossa primeira postagem da "Missão Gramado" acontece na cidade de Canela. Integrante da Serra Gaúcha, avizinha-se de Gramado - nosso objetivo - e possuí as mesmas características turísticas do circuito: educação turística da população, muitas flores, produtos locais e roteiros definidos.

Canela - RS - Catedral de Pedra
Em Canela - RS, conhecemos vários pontos turísticos. Escolhi, para postar, primeiramente, "a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, templo católico construído em 1987". Segundo o nosso guia turístico, apenas o revestimento é de pedra.

Reconhecer que a religiosidade do povo brasileiro é inerente à sua própria formação sociológica, não é nenhum absurdo ou "coisa do outro mundo". Está na essência, desde os primeiros colonizadores, a formação cristã católica, chegando até os nossos dias como patrimônio imaterial brasileiro.

Contemplar a Catedral é fantástico. Porém, passei todo o tempo refletindo o quanto superamos Canela em matéria de templos católicos. Nossa Catedral de Santo Antonio é muito mais altiva, bonita, além de toda a sua carga histórica.

Vi, portanto, que em matéria de religiosidade contemplativa, temos muito o que mostrar em Campo Maior. Nada que há na região da Serra Gaúcha que não tenhamos para mostrar.
  










  

Nenhum comentário: