terça-feira, 7 de março de 2017

Oficinas da ASSEMAE e FUNASA capacitam gestão dos serviços de saneamento


Foi realizada na segunda (06/03), a solenidade de abertura da oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento Básico. O evento que tem a iniciativa da ASSEMAE e FUNASA acontece dos dias 06 a 10, no Tribunal de Contas do Estado – TCE/PI.
O objetivo do encontro é fortalecer o desenvolvimento institucional dos municípios brasileiros, sendo destinado para gestores, técnicos da área de saneamento dos municípios prioritariamente com população, inferior a 50 mil habitantes.
Na solenidade de abertura tivemos a mesa formada por Francisco dos Santos Lopes – secretário Executivo da ASSEMAE que na ocasião representou o presidente Aparecido Hojaij, Gilberto Antonio Neves Pereira– superintendente estadual da FUNASA/PI representou Henrique Pires, Carlos Alberto Martins, presidente da ASSEMAE/Regional II - PI/MA e João Francisco Lima Neto diretor financeiro da ASSEMAE e diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior – SAAE.

O Prefeito de Campo Maior, Ribinha Carvalho também marcou presença e disse quem ganha é o município e também a população, que terá gestores capacitados atuando no setor de saneamento.
João Lima, do SAAE/Campo Maior falou que o evento vai proporcionar e alavancar o municipalismo na ótica do saneamento, no que toca a lei 11.445, que nos dar titularidade, e ASSEMAE fortalece essa luta, e nós que levantamos essa bandeira estamos prontos para colaborar com nossas experiências de 58 anos de existência no estado do Piauí.          

Segundo Gilberto Antonio, graças à interveniência da FUNASA do Piauí, conseguimos recursos e estamos hoje assinando com a secretaria das Cidades, para ser implantado o PMSB de mais 100 municípios piauienses. “Devemos iniciar logo os trâmites que vai beneficiar desde o norte do Piauí (Luís Correia), até o sul na cidade de (Cristalina), contemplando 100 Prefeituras, consideramos um avanço, pois ainda somos considerados defasados, porque inicialmente dos 30 municípios contemplados, somente 13 municípios conseguiram finalizar” falou representante da FUNASA   

Durante a oficina estão sendo repassadas informações, sobre os aspectos políticos, jurídicos e operacionais de um serviço municipal de saneamento básico, incluindo orientações para a elaboração de diagnóstico técnico e administrativo eficiente. 


Nenhum comentário: