terça-feira, 9 de maio de 2017

Campo Maior dá o ponta-pé inicial do Piauí livre da aftosa

Governador Wellington Dias - Foto: CCOM
O Piauí é considerado estado livre da febre aftosa com vacinação, e agora começa a dar os primeiros passos para se tornar uma área livre da doença sem vacinação. O governador Wellington Dias lançou, nesta terça-feira (09), na Fazenda Carnaíba, em Campo Maior, a primeira etapa da vacinação contra a aftosa. Participaram da solenidade, o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Bernildo Val; representantes dos criadores de animais e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, entre outras autoridades.
Prefeito Professor Ribinha acompanha atento elaboração de mapaz
Wellington ressalta a importância da campanha de vacinação como um passo para o estado se tornar cada vez mais livre da aftosa. “Estamos abrindo mais uma campanha de vacinação, o pedido que fazemos é que, em todo o Piauí, os criadores de bovinos façam a vacinação contra a aftosa e outras doenças. O Piauí se candidatou junto ao Ministério da Agricultura. Nos próximos dias, receberemos vistoria, numa perspectiva de darmos mais um passo no que diz respeito à aftosa. Lá atrás, os animais produzidos no Piauí não podiam ser comercializados em outros estados, por que não se tinha a segurança e controle das doenças. Ainda no meu primeiro mandato, alcançamos a condição de área livre da febre aftosa e de outras doenças. Agora, nós estamos querendo caminhar para sermos uma zona tão protegida a ponto de não precisar da vacinação, ou seja, como não tem doença, não precisa de vacinação. Vamos ter um controle maior que vem de outros estados ou países e isso facilitará a vida do produtor, mas ainda há a necessidade de vacinar os rebanhos”, disse Dias.
“No que diz respeito à agropecuária, Campo Maior tem uma representatividade. Então, se tratando de campanha de vacinação, o município é incentivador, por que entendemos que proteger os animais é cuidar da saúde dos seres humanos. Por isso, reforçamos o recado do governador sobre a importância da vacinação”, comenta o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha.  

Nenhum comentário: