sábado, 1 de julho de 2017

USP PROPÕE COTA DE 50% PARA ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA



Uma das mais conceituadas Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil, a Universidade de São Paulo, abre caminhos para que alunos do ensino público possam ter os mesmo sonhos dos alunos da escolas privadas do país: 50% das vagas destinadas a alunos da escola pública.

Sem a necessidade de mais discussões, embora volta e meia tenhamos as vozes roucas das elites econômicas e sociais desse país discordando, o sistema de cotas abre um espaço significativo para os alunos que não têm as mesmas condições dos alunos da escola privada. Enquanto aqueles sofrem todo tipo de revés em escolas despreparadas e sem a menor infraestrutura, estes ocupam praticamente todos os espaços em virtude da forte preparação para o ingresso nas IES's de todo o país.

Pela primeira vez na história, a Universidade de São Paulo (USP) vai adotar um sistema de cotas para alunos de escolas públicas. A proposta da reitoria da instituição, que já foi aprovada em várias instâncias, é que a reserva de vagas seja escalonada a cada ano e, até 2021, metade dos ingressantes de cada curso e turno terão de vir da escola pública. O Conselho Universitário, instância máxima da universidade, fará a última análise na próxima terça-feira 4.
Além disso, a Faculdade de Medicina da Universidade vai adotar cota racial, também pela primeira vez na história. Das 125 vagas do curso, 50 estarão no Sisu. Dessas, 25 serão para alunos da rede pública e 15 para pretos, pardos e indígenas, também da rede pública. As outras 10 vagas no Sisu serão disputadas por ampla concorrência. O restante das vagas continua com disputa pela Fuvest.

Nenhum comentário: